sexta-feira, 6 de julho de 2012

Entrevista exclusiva

Algumas horas antes da apresentação de retorno aos palcos, os integrantes dos Mascarados & Anônimos concederam uma entrevista exclusiva falando sobre o sucesso, a trajetória da banda, os desafios do futuro. A entrevista ficou tão grande que certamente ninguém vai ler até o final.

Mascarados? Anônimos? Afinal, quem são estes jovens que desafiam o anonimato? Onde vivem? O que fazem? Por que ainda continuam soltos? Saiba tudo isso e mais um pouco nesta entrevista exclusiva concedida a poucas horas antes de subir ao palco para mais um show de suas carreiras.

Quem são vocês?
O Zimmer é o baterista, já tem passagem por várias bandas da cidade, só não tem ainda passagem pela polícia (ele garante que não). O Henrique é arquiteto por profissão, baixista por obrigação e compositor de coração. O Thiago é grevista profissional, mas nas horas vagas trabalha numa agência bancária. O JD é psicólogo, e é o que apresenta o maior grau de dependência de Bob Dylan.

Como surgiu a banda?
Surgiu do nada, e após tantos anos de existência, continua no nada. No início éramos em três, mas o Ministério da Cultura implementou a política de cota para japoneses, e tivemos que permitir a entrada do Thiago Fukahori.


Vocês fazem cover do Bob Dylan?
Nós não fazemos nenhum tipo de cover, nem do Dylan, nem do Neil Young, nem do Johnny Cash, nem do Leonard Cohen. Apenas pegamos nossos instrumentos e tocamos do melhor jeito que a gente consegue, o que certamente ainda fica a milhas de distância deles.


Vocês tem cd gravado?
Nem CD, nem Vinil, muito menos um Acústico MTV. Na verdade, o que temos são algumas gravações num K-7 da BASF, que fizemos no porão da casa antiga do Zimmer. Não sabemos como, mas estas gravações vazaram na internet, e são conhecidas como as "Fitas do Porão". Se alguém tiver alguma cópia, pode mandar pra nós também.


O fato de juntar o Zimmer, Henrique e Thiago na mesma banda, obrigou o JD a fazer psicologia? É verdade que ele é o mais centrado da banda?
Sim, dá para afirmar que ele é o mais centrado, pois nos shows da banda ele fica posicionado no centro do palco, entre Thiago e Henrique.


Vocês confirmam a notícia de que posarão nus para uma revista masculina?
Depende do avanço das negociações, mas a princípio não há nada oficial. Além disso, nossa preocupação é que o público entenda que nosso valor não está nos nossos corpos bem modelados, mas no nosso talento musical.


A banda tem algum sonho a ser conquistado?
Sim: conseguir tocar direito alguma música do Bob Dylan.


É verdade que o JD toca gaita de cabeça para baixo?
Esta obviamente é uma das muitas lendas que cercam a história dos Mascarados & Anônimos. A harmônica realmente fica de cabeça para baixo, mas o JD não.

Cada integrante da banda tem também participação importante em outras bandas. Como vocês conciliam o trabalho de vocês com as outras bandas?
Simples. Sempre tem alguém que falta em algum ensaio.


Vocês se consideram realizados com a repercussão que a banda está tendo na mídia ou ainda pretendem alcançar voos mais altos?
Sim, nós queremos alcançar vôos mais altos, mas viajaremos em aviões diferentes porque se um cair ainda sobram três.


Como a banda lida com o cardápio antes dos shows? O que é servido no camarim de vocês?
Por convicções ideológicas e religiosas, não utilizamos camarim, pois gostamos é de estar perto de nossos fãs antes e depois dos shows.
Mas temos algumas pequenas exigências quanto ao cardápio, especialmente porque o Henrique é o Mascarado que possui as mais bizarras restrições alimentares.
As exigências para o cardápio antes do show são as seguintes: 
. 3 quilos de arroz puro para o Henrique
. Quatro pratos de espaguetti a bolonhesa (com queijo ralado italiano) para o JD;
. Cinco toneladas de ração para o Zimmer;
. 10 litros de Fanta Uva sem gelo para o Henrique;
. 2 jarras de suco de limão com muito gelo para o JD;
. Duas dezenas de latas de Coca Zero para o Zimmer.
. Muito sushi, sashimi e saquê para o Thiago


Vocês tocam em velórios e aniversários também?
Com certeza. Para aniversários, é só agendar e torcer pra gente não esquecer. E no "Parabéns pra Você" a gente usa play-back porque esta música a gente não sabe tocar. Tocamos em velórios também, desde que não seja o nosso. E o ideal, no caso de velório, é marcar a data do funeral com pelo menos 1 ano de antecedência.


Você ficam muito nervosos quando sobem no palco e olham aquela enorme platéia ouvindo vocês tocarem?
Não, mas a platéia fica nervosa quando ouve a gente tocar.


O que é preciso para contratar um show dos Mascarados & Anônimos?
Ser completamente sem noção.

Durante o período de turnê , o que mais estressa na convivência de vcs?
Felizmente não temos este problema que acomete outras grandes bandas, pois mesmo durante o período de turnê, a gente não convive. A gente não ensaia, a gente decide o set-list pelo facebook, a gente combina o tom da música por Skype e a gente não passa o som antes do show. Isto facilita bastante a convivência. Por isso estamos há tanto tempo na estrada com a formação original.


Já que o nome da banda é mascarados e anônimos, porque vcs não tocam mascarados ?
Porque o Kiss já teve esta idéia antes, e só trabalhamos com idéias originais. Mas se você olhar com atenção, perceberá que ainda assim utilizamos alguma máscara, metaforicamente falando: a máscara do anonimato.


A obra de Bob Dylan é marcada pela crítica social e cultural. Qual a marca da obra dos Mascarados & Anônimos?
Ainda estamos em dúvida se nossa marca será Nike ou Adidas. Estamos em negociação com os fornecedores.

Como a banda lida com o glamour do sucesso?
Apesar do sucesso e de toda a grana que vem com ele, somos pessoas simples. Andamos normalmente na rua, passeamos na renner com nossa família, arrotamos, fazemos cocô sentados e xixi em pé, e não usamos carro blindado.

Para manter nossa sanidade artística, não aceitamos convite pra aparecer no Faustão nem no Jô, não mandamos fotos nossas pra botar na tela amarelo, não abrimos nossos apartamentos pra reportagem da Caras.


O público costuma atirar calcinhas e sutiens no Wando, garrafas de água mineral no Carlinhos Brown, rosas pro Roberto Carlos. E pra vcs jogam o que ?
Cada artista tem o fã que merece. Felizmente, o nosso público é muito mais educado do que o de alguns artistas, como os que você citou. Nossos fãs são psicologicamente preparados para assistir ao nosso show.
Além disso, nós não somos tão gostosos como o Wando, tão chatos como o Brown nem tão bregas como o Roberto.

O que cada integrante da banda está ouvindo em seu iPod neste momento?
Zimmer está ouvindo Frank Zappa, Henrique está curtindo Nina Simone, Thiago escutando The Band. JD não tem iPod, nem iPhone, nem iPad, mas está ouvindo Dylan no lado B de uma fita BASF 60min em seu moderno Walkman da Sony.


Como os Mascarados & Anônimos desenvolveram seu estilo?
Nosso estilo próprio foi desenvolvido através de cópias originais.


Há quem veja o trabalho de vocês como pura enganação. O que vocês respondem a estas pessoas?
Respondemos que elas estão com toda razão. Depois que John Lennon foi assassinado por um fã, concordamos com tudo que nossos fãs dizem a nosso respeito.


Bob Dylan é aquele cara que toca reggae e fuma maconha?
Caro amigo, você está fazendo uma pequena confusão, trocando Bob Dylan por Bob Marley. Desconfio que quem fumou maconha foi você.


Para vocês, a Mascarados & Anônimos é a atividade principal ou é um projeto paralelo nas suas carreiras?
Apesar do nosso enorme sucesso, Mascarados & Anônimos é um projeto paralelo de cada um de nós. Tão paralelo que a gente nunca se encontra.


O que vocês acham do Justin Bieber?
Na nossa adolescência, nossos ídolos eram AC/DC, Iron Maiden, Eric Clapton, Rolling Stones. Hoje a gurizada ouve Justin Bieber, o que comprova o processo de justinbieberização da adolescência moderna.


É verdade que vocês estão sendo sondados para tocar no Rock In Rio 2013?
É pura mentira. Não deixamos ninguém colocar sonda em nós.


Vocês tem algum outro show agendado?
Sim, já temos muitos shows agendados. Só que nenhum deles tem data ainda.


2 comentários:

Marianinha disse...

esqueceram a mais importante das restrições alimentares do Henrique: não pode haver nenhuma comida no particípio no ambiente no momento de preparação pros shows! (cuidado, senão ele dá um mega ataque de diva!!!)

Assessoria de Imprensa da Banda disse...

Cara fã Marianinha. Obrigado pela informação, que havia sido omitida pelo próprio Henrique. Vamos tomar as medidas necessárias.
Volte sempre, por favor, afinal é raro ver um fã por aqui, e mais raro ainda que ele faça algum comentário.